top of page
  • Foto do escritorLeandro Rezende

Qual é a diferença entre Arquitetura e Engenharia Civil?



Quando está decidindo sua carreira profissional, é comum que o jovem estudante se sinta um pouco confuso com todas as opções disponíveis.


Muitas vezes, ele nem mesmo sabe diferenciar os cursos e profissões com precisão! Para não correr o risco de entrar em uma faculdade que parece, mas não é aquilo que você deseja, é importante pesquisar bastante para ter certeza. Hoje, vamos falar de duas carreiras que podem ser confundidas a primeira vista: Arquitetura e Engenharia Civil.

Os dois profissionais trabalham em obras e construções, interferindo no ambiente em que vivemos. Mas você sabe a diferença entre Arquitetura e Engenharia Civil?

O que faz um arquiteto?

Arquiteto é o profissional que organiza e projeta espaços de acordo com a funcionalidade, o conforto e a estética. Ele coordena a construção ou a reforma de edifícios, casas e imóveis, fazendo a planta e determinando quais materiais serão usados na obra. O arquiteto deve pensar sobre o uso do imóvel, a disposição dos móveis, ventilação e iluminação. Ser um arquiteto exige criatividade e conhecimento bem específicos sobre física, química e matemática.


Por isso, o curso de Arquitetura mistura disciplinas de Ciências Humanas e Exatas. Nos primeiros semestres, você vai ter disciplinas bem teóricas, como Antropologia e História da Arquitetura. Depois, vai começar a ter Cálculo, Semiótica e aulas práticas, como Desenho Arquitetônico e Construção de Edifícios. Como o título de arquiteto só pode ser conquistado com um curso de bacharelado, o curso dura aproximadamente quatro anos, além de ter estágio e trabalho de conclusão de curso como disciplinas obrigatórias.

O que faz um engenheiro civil?

Já a tarefa do engenheiro civil é projetar, gerenciar e executar obras, construções e reformas de casas, prédios, viadutos, estradas, etc. Ele acompanha todas as etapas da obra, desde a análise do terreno até a definição dos tipos de fundação. Cabe a ele especificar as redes de instalação elétrica e hidráulica do edifício, além da supervisão de prazos, custos, segurança e qualidade. O engenheiro garante a estabilidade da obra e sua segurança, calculando efeitos de mudanças de temperatura, vento e resistência dos materiais.


É possível ingressar na carreira com um curso tecnológico, mas o bacharelado ainda é o mais popular e completo. O curso é mais voltado para as Ciências Exatas e inclui atividades em laboratório, Desenho Técnico, Cálculo, Física Aplicada, Hidráulica, etc. Ainda assim, ele tem algumas disciplinas das Ciências Sociais, como Administração e Economia, visando formar um profissional consciente e completo. Assim como no caso da Arquitetura, é necessário apresentar um trabalho de conclusão de curso e fazer estágio para se graduar.


Em outras palavras, a grande diferença é que o arquiteto participa mais do ramo criativo, no planejamento da obra, enquanto o engenheiro civil participa ativamente da construção, na parte relacionada à infraestrutura. Se você pensa em fazer algum dos dois cursos, mas ainda não sabe qual, tenha em mente que é muito importante pesquisar e se informar para tomar uma decisão. Não é por que você gosta de Arquitetura que vai gostar de Engenharia Civil, nem vice-versa. Mantenha-se informado!


10 visualizações0 comentário
bottom of page